À VENDA NOS SEGUINTES LOCAIS

À VENDA NOS SEGUINTES LOCAIS
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

domingo, 16 de junho de 2013

Para debate: POSSÍVEL ETIMOLOGIA DO SUBSTANTIVO «OVIMBUNDU»

Na página 23 do livro «Os Sobas – Apontamentos Etno-históricos sobre os Ovimbundu de Benguela», de Arjago (Armindo Jaime Gomes), Benguela 2002, edição do autor, resultante de um trabalho de recolha principalmente junto de fontes orais, encontramos a seguinte versão:

 “Sendo originários, maioritariamente do litoral, zonas caracterizadas pelo nevoeiro, de acordo com várias fontes contactadas, foram adjectivados, pelos povos encontrados, por vakwambundu, o que significa gente vinda das zonas de nevoeiro, tratando-se do litoral. A terminologia foi evoluindo até atingir a actual – Ovimbundu, plural de Ocimbundu, termo inicialmente pejorativo, para caracterizar os provenientes, porque o prefixo «Oci» em língua Umbundu designa indivíduo malfeito, deformado, homúnculo, inútil, e [ao passo que] «Mbundu», proveniente de Ombundu, em língua local é nevoeiro e passou a designar a raça negra local”.

Questão 1: Sugere esta hipótese que com os «Ambundu» (falantes da língua Kimbundu) terá ocorrido o mesmo, considerando a raiz Bantu «mbundu»?


Questão 2: Qual é o significado, já agora em Kimbundu, da terminologia «mbundu»?

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Está disponível, tanto para consulta online como para download em vários formatos, o Dicionário Kimbundu-Português, de Assis Júnior, que me parece ser uma excelente fonte de consulta e que tem o significado que pretende. Aqui: http://archive.org/details/dicionriokimbu00assiuoft

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Muito agradecido. Não sabia. Um abraço