sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Mbi umwe oyongola okupiñala otelemóvêlê ya inakulu yange?

Twalisanga ponambi olosãyi vyapita ndeti. Inakulu yange Kalonga yu wakala lokuliyeya. Ombangulo yaco yafetika eci vakota lyange vopula vati:
- A vavó, pwãi otelemóvêlê yove yipi?


Eye yu watambulula hati:
- Ame ndakava. Ndaciyikila vomala. Nda umwe oyiyongola, eye ayupe. Ocina oco cilinga okuti ndacilandela ale ekwim lecea (19) kolosaludo, alopo cilya ño olombongo?! Ame oco vo si citenlã!!!


Inakulu yange lolopapelo vyaco ka visilivila vali ka vinilesi. Okutala kosi yutima, walavokaile ño cimwe okuti cilya ño lumosi, catenlã. O otelemóvêlê pwãi yasapa!!!

Catayiwa la Gociante Patissa, veteke ly’akwim vavali lecelãlã, kunyamo wolohulukãyi vivali lecelãlã.
……………………………

 (Do arquivo) Português: ALGUÉM QUER HERDAR O TELEMÓVEL DO MEU AVÔ?

Encontramo-nos num óbito, nesses últimos meses. O meu avô Kalonga pôs-se então a lamentar. A conversa iniciou quando os meus/minhas kotas (irmãos) o questionaram:
- Onde está o teu telemóvel, avô?


Foi então que respondeu:
- Estou farto, fechei aquilo na mala! Se alguém quiser, que venha buscar. Então não basta ter comprado 19 saldos, e aquilo continua a pedir mais (para recarregar), sempre a me dar cabo do dinheiro? Eu também assim não aguento!!!


O avô nem sequer deitou fora os já utilizados cartões de recarga, é como se fizesse colecção. No fundo, ele gostaria mesmo (e como gostaria!) é que o bicho comesse só uma única vez… para toda a vida. É que o telemóvel afinal é guloso!!!

Gociante Patissa, 20 de Maio de 2008

OBS: Foto de autor desconhecido

0 ondaka twatambula- comentários:

Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa 2015

Vídeo | Lançamento do livro A Última Ouvinte by Gociante Patissa, 2010

Akombe vatunyula tunde 26-01-2009, twapandula calwa!

free counters

Popular Posts

Blog Archive