quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Texto e foto (Angop Luanda, 13-12-2012) – Os participantes nas 2ª Jornadas Científicas da Faculdade de Letras, da Universidade Agostinho Neto, destacaram hoje, quinta-feira, em Luanda, a importância do ensino das línguas nacionais no país, por serem o espelho da cultura angolana.

As 2ª Jornadas Científicas da Faculdade de Letras, que decorrem sob o lema “as letras e a transversalidade do saber”, dentre outros assuntos, discute a transmissão dos ensinamentos em línguas nacionais.

Solene Cristo, participante ao encontro, referiu que tendo em conta a importância das línguas nacionais, é necessário que sejam mais valorizadas, principalmente no seio da camada jovem.

Segundo a estudante, vários factores impedem os jovens de aprenderem as línguas nacionais, dentre eles a desvalorização pelo facto de muitos se refugiarem em outras culturas e colocarem de parte o que é angolano.


Por sua vez Maria Nkembe, finalista do curso de Língua e Literatura Portuguesa, considerou que o grande problema no aprendizado das línguas nacionais, em parte, tem sido a globalização, que para muitos é apenas a absorção do estrangeirismo.

Benjamim Fernandes, docente de língua Portuguesa e Bantu, enalteceu as regiões onde são ensinadas a língua materna desde a tenra idade, isto, a partir das famílias.

O interlocutor da Angop aplaudiu ainda a variedade etno linguística do país. Felicitou o Governo de Angola pelo ensino das línguas nacionais, tendo apontado a Faculdade de Letras, instituição que lecciona as línguas Kicongo, Kimbundo, Tchokwé e Umbumdo.

“Hoje já temos aulas de mestrado de línguas nacionais para formar pessoas com conhecimentos científicos em torno do assunto”, disse.

Sobre o encontro, disse esperar que sirva para boas reflexões sobre a realidade sócio linguística de Angola.

0 ondaka twatambula- comentários:

Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa 2015

Vídeo | Lançamento do livro A Última Ouvinte by Gociante Patissa, 2010

Akombe vatunyula tunde 26-01-2009, twapandula calwa!

free counters

Popular Posts

Blog Archive